segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Professoras...


Pensando sobre o dia de hoje, achei interessante o seguinte trecho:
"Afinal de contas, por que somos educadores e educadoras? Por que dedicarmos toda uma existência a essa atividade cansativa, econômica e socialmente prejudicada e desvalorizada, entremeada de percalços?
Tenho uma suspeita: por causa da paixão. Paixão pelo quê? Por ganhar pouco, trabalhar muito, e toda noite querer desistir, e no dia seguinte, de manhãzinha, estar, de novo, na escola? Vinte, trinta (aposenta e volta) quarenta anos ou mais na profissão, alimentando o corpo docente nas reuniões movidas a café, chá e bolacha?
Não. Paixão por uma idéia irrecusável: gente foi feita para ser feliz! E esse é nosso trabalho; não só nosso, mas também nosso. Paixão pela inconformidade de as coisas serem como são; paixão pela derrota da desesperança; paixão pela idéia de, procurando tornar as pessoas melhores, melhorar a si mesmo ou mesma; paixão, em suma, pelo futuro.
Nosso "negócio" é o futuro... Cada um e cada uma de nós tem contato diariamente com o futuro; cada dia encontramos o que há de mais novo na humanidade, porque também o somos."
A Escola e o Conhecimento - Mario Sergio Cortella (filósofo e professor de Pós-Graduação em Educação na PUC-SP)
Para mim, não há palavras que consigam descrever o porquê escolhi ser professora... então fiz este slide para apresentar os motivos que me fazem perceber que esta foi uma escolha acertada, por mais que existam dificuldades...






Nenhum comentário: